FERNANDA MATTOS

FERNANDA MATTOS
VISITEM O SITE OFICIAL DA NUTRICIONISTA FERNANDA MATTOS (clique na figura acima)

ATENÇÃO

AS INFORMAÇÕES SÃO OFERECIDAS COM PROPÓSITO DE EDUCAÇÃO E INFORMAÇÃO.
É IMPRESCINDÍVEL A OPINIÃO DO NUTRICIONISTA OU DO MÉDICO EM ATENDIMENTO FORMAL E PRESENCIAL.
SE VOCÊ APRESENTAR ALGUM PROBLEMA DE SAÚDE E DESEJAR QUALQUER INFORMAÇÃO SOBRE SEU PROBLEMA DE SAÚDE , PROCURE O SEU PROFISSIONAL DE SAÚDE E MARQUE UMA CONSULTA.
OBRIGADA.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Tratamento Cirúrgico da Obesidade - Cirurgia Bariátrica


A obesidade é uma doença universal de prevalência crescente e que vem adquirindo proporções epidêmicas, sabe-se que a obesidade é um doença crônica e que o tratamento dar-se-á por toda a vida.

Os tratamentos disponíveis para a redução do peso corporal incluem a intervenção dietética, o aumento da atividade física, as modificações no estilo de vida, a farmacoterapia e a cirurgia.

Atualmente, a cirurgia bariátrica é considerada a melhor alternativa na luta contra a obesidade grave, porém a cirurgia é apenas o começo de outra luta. Diante da alta complexidade desse procedimento, vários profissionais devem trabalhar em conjunto com o paciente antes, durante e após a intervenção cirúrgica.

São candidatos para o tratamento cirúrgico (cirurgia bariátrica) os pacientes com IMC superior a 40 Kg/m2 ou com IMC maior que 35 Kg/m2 associado à co-morbidades, tais como: HAS , a dislipidemia, o diabetes mellitus tipo 2, apnéia do sono, entre outras.

As  opções de cirurgia se baseiam em  três mecanismos básicos, quais sejam  restritivos (gastroplastia vertical de Mason e a banda gástrica ajustável por laparoscopia) , disabsortivos (derivação biliopancreática - incluem-se a “operação de Scopinaro” e "Switch Duodenal") ou  mistos (Gastroplastia vertical em Y de Roux - "operação de Fobi e Capela"), sendo esta última (foto acima) mais  freqüentemente utilizado. As técnicas ainda poderão ter incisões abertas ou poderão ser realizadas por videolparoscopia.

O acompanhamento com a equipe multidiscilinar (médicos, nutricinistas, psicólogos e fisioterapeutas) se faz necessário e de extrema importância no controle da obesidade, para o resto da vida. Estudos recentes observam que pacientes submetidos a este procedimento que abandonam o tratamento médico-nutricional, podem recupear o peso corporal.

As modificações na alimentação e no estilo de vida devem começar ainda no pré-operatório, para que tenha tempo de se habituar à nova rotina que será imposta após a cirurgia. Algumas destas mudanças referem-se aos hábitos alimentares, devendo o paciente comer devagar, mastigar muito bem, fracionar as refeições ao longo dia e selecionar melhor os alimentos. Estas mudanças estão diretamente relacionadas ao sucesso da cirurgia.