FERNANDA MATTOS

FERNANDA MATTOS
VISITEM O SITE OFICIAL DA NUTRICIONISTA FERNANDA MATTOS (clique na figura acima)

ATENÇÃO

AS INFORMAÇÕES SÃO OFERECIDAS COM PROPÓSITO DE EDUCAÇÃO E INFORMAÇÃO.
É IMPRESCINDÍVEL A OPINIÃO DO NUTRICIONISTA OU DO MÉDICO EM ATENDIMENTO FORMAL E PRESENCIAL.
SE VOCÊ APRESENTAR ALGUM PROBLEMA DE SAÚDE E DESEJAR QUALQUER INFORMAÇÃO SOBRE SEU PROBLEMA DE SAÚDE , PROCURE O SEU PROFISSIONAL DE SAÚDE E MARQUE UMA CONSULTA.
OBRIGADA.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Obesidade na Infância e Adolescência : a realidade brasileira

A imagem corporal é o cartão de visita do indivíduo. Principalmente na adolescência, onde a aparência corporal determina a aceitação no grupo, ou não. Isto ocorre numa fase em que a necessidade de ser bem visto e aceito é vital para o desenvolvimento da personalidade.

A infância é o período da vida que vai desde o nascimento até os 9 anos e 11 meses e 29 dias segundo critérios cronológicos propostos pela Organização Mundial de Saúde.

A adolescência é o período da vida que vai dos 10 aos 19 anos, 11 meses e 29 dias segundo critérios cronológicos propostos pela Organização Mundial de Saúde.

Sabemos que a adolescência é uma fase da vida cercada de conflitos e mudanças, o adolescente vive cercado de dúvidas e transformações. Temos a turbulenta passagem da infância para a vida adulta. O sobrepeso e a obesidade entram aqui como uma complicação bastante freqüente, prejudicando a sua saúde.

A história familiar é muito importante para determinar a ocorrência da obesidade e de outros distúrbios de comportamento alimentar. Uma criança com pais obesos tem 80% de chance de apresentar o mesmo perfil, e esse risco cai pela metade se só um dos pais é obeso. Se nenhum dos pais apresentarem obesidade, a criança tem risco de 7% de vir a ser obesa.

Na sociedade, das crianças que tem sobrepeso e obesidade, podemos perceber que existem mais meninas com sobrepeso e obesidade que meninos, pois durante a adolescência as meninas guardam mais gordura que os meninos, por isso, cuidado com a alimentação.

Maus hábitos alimentares, colaboram com o desenvolvimento do seobrepeso e da obesidade, e isso têm crescido nas últimas décadas por causa do aumento do consumo de alimentos muito calóricos tais como: Hambúrguer, pizzas, cachorro-quente, refrigerantes, biscoitos recheados, alimentos fritos, empanados, à milanesa, açucares em excesso, salgadinhos fritos, chocolate em excesso entre outros. Além disso, a redução da atividade física também contribui para o desenvolvimento do sobrepeso e da obesidade, as crianças e os adolescentes de hoje em dia, em sua maioria, assistem muita televisão, jogam vídeo game e o principal, navegam muito na internet por horas e horas.
O costume de pular as refeições, especialmente o café da manhã, e o consumo das refeições rápidas (fast foods e produtos industrializados prontos para comer) também fazem parte do novo estilo de vida das crianças e dos adolescentes de hoje em dia, sendo considerados comportamentos inadequados que podem contribuir para o desenvolvimento do sobrepeso e da obesidade.

No que diz respeito ao ambiente familiar a Associação Brasileira de Obesidade aponta os erros mais comuns cometidos pela família que podem promover um aumento indesejável do peso na infância e adolescência:

- Dizer sempre sim: a criança sem limites vai abusar das calorias e das guloseimas. Deve-se ter um dia por semana e situações em que se pode ser mais liberal;
- Lanches Fora de Hora: o ideal são 6 refeições diárias e evitar as beliscadas fora desses horários;
- Oferecer comida como recompensa: “Coma toda a sopa para ganhar a sobremesa”. Passa a idéia de que tomar sopa não é bom e que a sobremesa é que é o máximo;
- Ameaçar castigos para quem não cumpre o combinado: “Se não comer a salada, não vai ganhar presente”. Isso somente vai aumentar o ódio que a criança sente das saladas;
- Brincadeiras na mesa: Hora de comer é hora de seriedade, evitar fazer aviãozinho. Muito mimo é sinônimo de muita manha;
- Ceder ao primeiro não gosto disso: a criança tem uma tendência a dizer que não gosta de uma comida que ainda não provou. Cada um pode comer o que quiser, mas pelo menos, experimentar não custa nada;
- Substituir refeições: Não quer arroz e feijão, então toma uma mamadeira. Esse erro é muito comum, e se a criança conseguir uma vez, vai repetir essa estratégia sempre;
- Tornar a ida a uma lanchonete um programão: A comida de casa fica meio sem graça;
- Servir sempre a mesma comida: A criança só toma iogurte, então passa o dia todo tomando iogurte. Vai enjoar, vai faltar nutriente, vão faltar fibras;
- Educação física: Sabe-se que nas escolas são oferecidas aulas de educação física para as crianças e os adolescentes, porém são oferecidas uma a duas vezes por semana, isso não é o suficiente, estimule a criança e o adolescente a praticar esportes ou atividades físicas fora do horário do colégio (natação, corrida ou qualquer outra modalidade esportiva), ou então, leve-o para brincar na praça, jogue bola no campinho de futebol perto de casa, realize brincadeiras que façam eles se mexerem, como dançar por exemplo. Procure manter essas atividades pelo menos 4 vezes na semana.
- Não dar o exemplo: Não adianta mandar tomar sucos e somente beber refrigerantes.

Sendo assim, o tratamento do sobrepeso e da obesidade, tanto na infância quanto na adolescência e também na idade adulta deve começar o quanto antes. A nutrição tem papel fundamental no tratamento, uma vez que esta transmitirá orientações para melhorar a qualidade da alimentação desta faixa populacional.


Em caso de dúvidas procure um nutricionista, pois é o profissional mais indicado para propor uma alimentação adequada para a criança e o adolescente que possuam este problema levando em consideração as condições socioeconômicas destes indivíduos e respeitando na medida do possível seus hábitos alimentares.